Quarto Aconchegante - arquitetura de interiores
Quarto aconchegante

Com a experiência obtida na elaboração de vários projetos residenciais pude constatar algumas tendências e desejos comuns, na maioria de meus clientes, na forma de como sonhavam em construir e decorar seus quartos. Além disso, vale também, ressaltar a ideia de recolhimento e proteção que o quarto oferece tornando-o o local mais reservado e quase impenetrável aos estranhos como um castelo dentro de seu burgo, para podermos entender o uso das tendências que vou relatar. O item primordial, nessas tendências, começa pelo aconchego, pois este espaço dever possibilitar a reclusão e refazimento de energias gastas durante o dia, de forma prazerosa, contemplativa e tranquilizante. Portanto a utilização de mobiliário leve evitando armários e estantes que cheguem até o teto e materiais com acabamento envolvente e quente são necessários, como papéis de parede, assoalho de madeira, cortinas refinadas e cores em tons de amarelo, vermelho e bege. Quanto a extensão de uso do quarto se verificam algumas divergências entre os diferentes clientes que atendi, alguns não queriam nem tv no quarto, outros desejavam até uma estação de trabalho para o laptop, como também um pequeno home theater, alguns queriam reclusão completa, outros se conjugar com a área de lazer. Contudo, ainda que existam detalhes respectivos à pessoa que utiliza o quarto, pude elencar uma lista dos princípios básicos que esse espaço deve possuir:
Integração: ele deve estar conjugado a um closet, um banheiro e, se possível, a uma sacada, com suas localizações evitando que se entre no quarto pelo closet, pois é um pouco constrangedor abrir a porta do quarto e encontrar-se defronte as roupas penduradas. O melhor é que ele esteja separado por porta ou painel de vidro e que ele possua acesso ao quarto e ao banheiro. Já o banheiro pode estar separado do quarto por meio de uma parede ou totalmente integrado a ele por meio de um painel de vidro com porta de correr, contudo esta última opção só deve ser considerada se o banheiro possuir uma banheira para destacar esta integração e se ela estiver no eixo visual do quarto.
Localização: a insolação é muito importante, pois se a janela do quarto estiver voltada para oeste, certamente ele se tornará excessivamente quente no verão, assim como todo quarto deve privilegiar a melhor vista da paisagem ou, dependendo do local, a vista da área de lazer e/ou paisagismo.
Materiais: para torná-lo aconchegante o uso de certos materiais ajudam muito, no piso utilize assoalho ou laminado de madeira, pois torna o piso mais quente; nas paredes utilize papéis de parede, mas sem carregar demais, pois transformam o revestimento em uma roupa; no teto um forro de gesso com sanca no formato da cama ajuda a evidenciar a cama, assim como confere, por meio da iluminação indireta da mesma, uma iluminação leve ao ambiente.
Decoração: o tema vai variar de acordo com o tipo de arquitetura proposta para a casa, assim como para quem a habita, mas ele deve levar em consideração alguns princípios, como produzir uma decoração leve, sem carregar demais nas cores, pois se tornará cansativa em pouco tempo, escolha alguns elementos para evidenciar e outros para apenas compor o ambiente, se a cama é rebuscada com certeza por detrás dela deve-se utilizar da sobriedade, senão os elementos vão competir e desequilibrar o ambiente, mas se a cama for do tipo box pode-se fazer um nicho de dry-wall como se fosse a cabeceira da cama por detrás e aplicar um papel de parede para valorizá-lo; a decoração deve ser leve, mas não quer dizer que não possa ter uma parede vermelha, por exemplo, e só saber utilizar com equilíbrio e não utilizar essa cor em todas as paredes, uma já está bom, pois se há um elemento que ‘grita’ a sua presença na composição do quarto ele deve estar envolto por outros que apenas ‘sussurram’.
Iluminação: um quesito muito importante, pois em um quarto deve-se levar em conta os momentos em que ele estiver sendo usado, se estiver lendo na cama um abajur ou uma iluminação com braço articulável será de grande valia; se o quarto possuir uma poltrona, esta também necessitará de um ponto só para ela; o nichos poderão ser iluminados por led ou dicroicas e servem para embelezar o ambiente; a sanca de gesso com cordão de iluminação será importante para somar aos momentos de romantismo, pois deixará o quarto em uma quase penumbra, quando apenas ela estiver acesa.

play_circle_outlineVer vídeo